Dúvidas frequentes

Valide seu Diploma: 

https://portal.webacademico.com.br/academico/diploma-digital/

Valide seu Histórico:

https://portal.webacademico.com.br/academico/historico-digital/

Matrizes Curriculares:

Matrizes Curriculares UFBRA 

Link único contendo as matrizes curriculares de todos os nossos cursos, sendo um curso por aba.

 

Como acessar meu Portal do Aluno ?

 

Agora, o Portal do Aluno está preparado para levar o Centro Universitário UFBRA até você.

Lá, você terá acesso às suas notas, frequência, documentos, requerimentos, contrato de prestação de serviços e principalmente acesso ao seu AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA e muito mais. Veja o passo a passo: 

 

  1. Acesse nosso site:  https://ufbra.com.br/

  2. Clique em “Portal do aluno”

  3. Usuário: digite seu e-mail, RA ou CPF.

  4. Senha: data de nascimento 8 dígitos Ex(05081980) 

 

Veja como é simples.

 

https://www.youtube.com/shorts/UqyZiu-htAI



Quando é o início das aulas? 

EaD: O início é imediato
Presencial: Todo dia 1 de cada mês inicia uma nova turma. 

Qual o horário das aulas nos cursos presenciais?

Os cursos presenciais são na cidade de São José dos Campos, em SP, e são de segunda à quinta, das 18h às 22h. Às sextas-feiras, as aulas são online

Quando o aluno terá acesso ao curso após a matrícula realizada?

O prazo de liberação do acesso é de até 48hrs e é enviado via e-mail e via whatsApp.

Em quanto tempo é emitida a declaração de matrícula?

De imediato, a Declaração de Matrícula está disponível no Portal do Aluno >>> Secretaria >>> Solicitação de Documentos.

Como funciona a liberação das disciplinas?

Todo dia 1 é liberada uma nova disciplina (obrigatória) e tem várias matérias optativas (não obrigatórias) que podem ser feitas juntamente com as disciplinas curriculares do curso.

Como funciona em relação às disciplinas que já foram passadas?

O aluno tem do dia 1 ao dia 30/31 do mês para concluir as atividades avaliativas das aulas das disciplinas, do dia 01 até o dia 15 do mês subsequente  para realizar a Avaliação e do dia 16 até ao dia 20 para realizar o EXAME. Após essas atividades, caso não realize, irá impactar na nota da disciplina.

Como são as interações com os professores? Em caso de dúvida, como é feita essa ponte?

No AVA todas as disciplinas têm um Fale com seu Mentor e Fórum Temático para discussão e atendimento de dúvidas relacionadas à disciplinas. Além disso, todo curso tem um coordenador, para tirar todas as dúvidas do aluno. No momento da matrícula, esses contatos são disponibilizados ao aluno no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem.

As aulas são gravadas ou existe alguma modalidade "em tempo real"?

Para os cursos de modalidade LIVE (engenharias e cursos da área da saúde, as aulas ao vivo acontecem sempre na última semana do mês com o coordenador e professor convidado.
O restante do conteúdo é através de vídeos gravados e livros em PDF.

Como funcionam as provas?

O aluno realizará a verificação dos conhecimentos adquiridos naquela temática por meio de uma prova de múltipla escolha, na qual deverá obter no mínimo média 5  de aproveitamento. Toda matéria finalizada libera uma prova online para ser realizada no período de 15 dias após a data de fechamento da matéria. Uma vez por semestre temos uma prova final que é presencial, o aluno precisa ir até o polo para realização da prova, sempre nos meses de julho e dezembro. Para os cursos da área da saúde, no quinto, sexto e sétimo semestres acontecem as aulas práticas de laboratório, aos sábados, uma vez por mês, a ser combinado antecipadamente com o aluno. 

Como funcionam os estágios?

Os estágios são obrigatórios apenas nos cursos em que houver a informação de estágio na grade curricular. O estágio irá começar a partir do terceiro semestre, e é por conta do aluno. Abrirá uma disciplina de estágio para o aluno no AVA com todas as orientações, manuais e documentos, e além disso, temos o plantão semanal para dúvidas. Para assinatura do estágio, o aluno precisa levar a documentação até o polo, que tem até 72 horas para devolver o documento assinado. 

 

DIPLOMA

Como funciona a emissão do diploma?

Após a colação de grau, em 7 dias úteis é liberada a declaração de conclusão e Histórico Escolar do ensino superior, e em 60 dias corridos é emitido o diploma digital. O alunos receberá esses documentos no seu e-mail de cadastro.

O diploma é aceito por órgãos como crédito?

Cada órgão possui seus critérios, sendo assim, o aluno deve realizar a devida verificação no órgão competente.

No certificado tem a informação de que o curso foi feito na modalidade EaD?

Não possui informação nos dados do certificado, somente nos dados de credenciamento da faculdade consta que somos credenciados na modalidade EAD pela portaria MEC nº 230, de 05/04/2022, DOU 07/04/2022.

O certificado é impresso ou digitalizado?

O certificado é emitido em formato digital. O aluno pode fazer a impressão em qualquer gráfica de sua escolha e no papel que preferir. 

O Tcc é obrigatório?

TCC é obrigatório e é chamado pela UFBRA de Projeto Multidisciplinar. A cada semestre, o aluno terá atividades do projeto, que servirão para compor o seu TCC. No último semestre ele poderá ser entregue pelo AVA e contará com o apoio de um mentor. Não será necessária apresentação presencial.

É necessário ir até o polo em algum momento do curso?

O curso é online, mas uma vez por semestre precisa ir até o polo para realização de prova final do semestre, geralmente nos meses de julho e dezembro.  Para os cursos da área da saúde, no quinto, sexto e sétimo semestres acontecem as aulas práticas de laboratório, aos sábados, uma vez por mês, a ser combinado antecipadamente com o aluno. 

 

TRANSFERÊNCIAS 

A UFBRA aceita transferências?

A UFBRA não aceita transferências, mas trabalha com eliminação de matérias. 

Como funciona a eliminação de disciplinas?

Após a matrícula, o alunos deverá encaminhar o Histórico Escolar via ticket de Aproveitamento de Estudos, no Portal do Aluno.  O setor acadêmico irá avaliar o seu histórico para realizar as dispensas. O aluno entrará no primeiro semestre, e as matérias que ele já cursou serão eliminadas, mas isso não diminuirá o tempo de curso.

FINANCEIRO

As mensalidades tem reajuste? Como funciona?

Uma vez ao ano, há reajuste de acordo com o IGPM, de até 12% sobre o valor integral (sem desconto) da mensalidade. Se você tem uma bolsa de descontos, fique tranquilo, pois o seu percentual de desconto é válido até o final do curso. 

Como pago minhas mensalidades?

A cobrança das mensalidades é feita por uma empresa de cobrança parceira, o Quero Pago. Você pode acessar suas mensalidades pelo AVA,  e também diretamente pelo link https://querobolsa.com.br/quero-pago

 

QUALIDADE

Qual a nota da UFBRA no mec? Os cursos são reconhecidos? 

A UFBRA é nota 5 no MEC e todos os cursos são reconhecidos, tanto no presencial como no EaD.

Existe taxa para trancamento?

O trancamento é disponível somente após o aluno concluir o primeiro semestre e é válido para retorno em até 1 ano. o valor da parcela do mês é devida, caso o cancelamento não seja solicitado até o dia 10 do mês, que é o dia do vencimento da mensalidade. Além da mensalidade existe uma multa administrativa que está prevista no Manual do Aluno.  A solicitação deve ser feita por abertura de ticket, dentro do portal do aluno.  

Existe taxa para cancelamento?

Em casos de cancelamento, o valor da parcela do mês é devida. Além da mensalidade existe uma multa administrativa  prevista no Manual do Aluno. A solicitação deve ser feita por abertura de ticket, dentro do portal do aluno.
No caso do presencial, a solicitação precisa ser feita presencialmente na Secretaria da Unidade.

Tem alguma taxa para trocar de curso?

Quando o aluno desejar trocar o seu curso depois de matriculado é cobrado a taxa de 89,00.

Em caso de mudança de cidade ou viagens longas, qual o procedimento?

Em caso de viagem o aluno pode realizar a prova de forma assistida. Se o aluno estiver a 100 km de distância com um comprovante. Se mudar de cidade durante o curso, o aluno pode pedir a mudança para o polo mais próximo.

Quais os canais de atendimento acadêmico?

Atendimento acadêmico no telefone (12) 3042-8604
Segunda a sexta-feira de 9 às 18h e aos sábados 8:30 ás 12:30

e-mail: [email protected]

Horário de atendimento:

Segunda a sexta das 9h às 18h, exceto feriados.